Você sabe como usar o Facebook para divulgar sua empresa?

Tempo de leitura: 7 minutos

Todos os dias me deparo com Empreendedores que tem muitas dúvidas de como usar o Facebook para divulgar sua empresa, muitas dessas dúvidas tem o objetivo de como melhorar suas vendas através dessa poderosa rede social e como montar estratégias que funcionem e consigam alavancar mais seus negócios.

Para ajudar você Empreendedor a melhorar suas vendas usando o Facebook resolvi listar os principais erros e acertos na divulgação da sua marca e produtos no Facebook.

1 – Divulgar no Perfil Pessoal

Essa é uma das estratégias que funciona, porém com suas limitações. Hoje o Facebook limita a quantidade de amigos em 5.000 e com isso você não consegue adicionar mais pessoas. Outra limitação é se você precisar “Patrocinar” um anuncio para que ele atinja e seja mostrado para um número maior de pessoas você não vai conseguir usando um perfil pessoal. Hoje o alcance orgânico (Pra quem o Facebook mostra a sua publicação) é muito baixo em torno de 1% a 5% dos seus amigos, sendo assim se você pretende alcançar um número maior de pessoas com suas publicações você deve criar um Perfil de Página, e trabalhar para conseguir com que os seus amigos curtam essa a página. Nesse caso você vai ter a opção de Patrocinar um anúncio para que ele atinga um número maior de pessoas. Esse é um dos erros mais comuns dos Empreendedores Iniciantes, eles investem seu tempo criando perfis pessoais e quando precisam mostrar uma publicação para um número maior de pessoas acabam se deparando com esse problema.

2 – Não dar a devida atenção ao Design

Se você quer ser notado pelos seus seguidores e fazer com que suas publicações tenham um bom engajamento, você precisa dar atenção ao Design da sua página e das suas postagens. A maioria dos empreendedores peca nesse ponto. Se você não trabalha com um bom profissional de Design que sabe dar a devida atenção as imagens você precisar rever isso. As imagens fazem total diferença nas postagens e conteúdo da sua página. Se você passar a trabalhar melhor isso verá que o engajamento será bem maior do que simplesmente pegar alguma imagem qualquer na internet e postar na sua página.

3 – Deixar faltar informações sobre a Empresa

Essa é uma das dicas que a maioria dos Empreendedores passa despercebido na hora de criar uma página no Facebook, algumas empresas deixam faltar algumas informações simples como telefone, endereço, etc.. Se você possui um página no Facebook procure verificar se todas as informações sobre a sua página estão preenchidas corretamente, pode parecer bobagem mais o seu cliente as vezes vai na sua página do Facebook procurar seu telefone porque ele acabou esquecendo. E lembre-se hoje a maioria dos seus clientes não usa mais lista telefônica, e sendo assim procure preencher corretamente todas as informações.

4 – Divulgar de forma errada (Conteúdo)

80% das pessoas que divulgam algum conteúdo no Facebook divulgam de forma errada. Isso mesmo que você leu “Divulgam de forma errada”. As pessoas esquecem que estão se comunicando com pessoas do outro lado, ou seja, fazem publicações sem se dar o trabalho de estudar o público que aquela determinada publicação vai atingir. Hoje eu converso muito com o nossos clientes sobre isso, você deve estudar bem o público e produzir um conteúdo que relevante que gere Valor, não basta simplesmente escrever qualquer coisa e postar, quando você escreve um conteúdo que gere valor ou transforme a vida da outra pessoa do outro lado com certeza você estará causando um impacto enorme na vida dela. Então antes de sair postando qualquer conteúdo estude bem quem você irá atingir primeiro antes de postar, e veja se esse conteúdo irá realmente gerar um valor a essa pessoa ou empresa. Feito isso você verá que além de gerar esse valor o seu conteúdo será replicado rapidamente por outras pessoas.

5 – Divulgar para o público errado

Um dos maiores problemas hoje é o fato da maioria dos empreendedores não conhecer realmente quem é o seu público alvo, quem você realmente quer atingir quando você utiliza a rede social. A maioria das pessoas pensam que precisam ter milhões de seguidores, milhões de curtidas, compartilhamentos, e acabam pensando só em números e esquecem do principal que é analisar primeiro quem é realmente o seu público alvo, e produzir conteúdo que seja relevante para esse determinado público. Parece besteira mais a maior parte dos empreendedores não se dão ao trabalho de pesquisar quem realmente é o público que irá consumir aquilo que ela está vendendo. Com isso acabam divulgando conteúdos que na maioria das vezes não atingem o público ideal. Se você ainda não estudou qual é o público que irá consumir seu produto seja ele físico ou não, está na hora de parar e rever isso urgente. Digo isso pois boa parte das pessoas perdem muito tempo em produzir conteúdo para o público errado.

6 – Não responder aos comentários

Se você produz conteúdos de qualidade com certeza terá a interação de pessoas interessadas naquilo que você está divulgando. E na maioria das vezes as pessoas esquecem de se interagir com a pessoa interessada, e acabam deixando escapar a oportunidade de negócio, hoje com a evolução das redes sociais as pessoas querem respostas rápidas as diversas dúvidas que elas acabam tendo, então se você pretende divulgar algumas coisa na rede social programe-se para que você possa atender rapidamente a pessoa que está procurando informações. Eu vejo muitas pessoas divulgando produtos e serviços na internet, porém quando vou analisar a postagem vejo que existe o interesse das pessoas por aquele determinado conteúdo, e na maior parte das vezes as pessoas ou demoram muito para responder os comentários ou simplesmente não respondem. Se você quer ter resultados de verdade procure atender e responder o mais rápido possível, isso vai trazer uma credibilidade muito grande para o seu negócio, devemos nos lembrar que a rede social é somente um mecanismo que uni o vendedor ao comprador, porém as pessoas sentem a necessidade de interação umas com as outras.

7 – Não mensurar resultados

Outro ponto muito importante que muitos esquecem, e medir os resultados que o Facebook está impactando no seu negócio. Se você utiliza o Facebook para divulgar produtos por exemplo e tem uma aceitação e um volume de vendas alto você deve mensurar esses resultados para escalar cada vez mais o seu negócio. Uma boa parte das pessoas divulga bem os seus produtos, porém não medem de fato qual é o resultado que ela conseguiu com essa divulgação. Se você pretende se profissionalizar e usar o Facebook pra aumentar de fato suas vendas e gerar ótimos resultados você precisa aprender a medir esses resultados dentro da ferramenta. Se você faz posts patrocinados o Facebook disponibiliza uma serie de ferramentas para que você possa medir esses resultados, se você não faz posts patrocinados você tem possibilidade de medir também alguns dos resultados, lembrando que você só tem essa opção se usar o Perfil como Página, então se você tiver um perfil pessoal trate logo de mudar para um perfil de página. Não perca tempo e comece a medir o resultado com o Facebook, isso com certeza vai alavancar mais ainda o seu negócio.

Conclusão:

Se você chegou até aqui com certeza aprendeu dicas que eu utilizo nos meus negócios e nos negócios dos nossos clientes para gerar resultados. Se você tiver dúvidas entre em contato com a gente que teremos o maior prazer em ajudar você a melhorar a sua divulgação no Facebook.

Aproveite e deixe seu comentário abaixo para eu saber se você gostou realmente do conteúdo.